Sobre o evento
O II Seminário da Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste do Brasil: “Da Ciência e Tecnologia à Prática” ocorrerá na modalidade Presencial, com participações virtuais/remoto, no Auditório do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) em Campina Grande, PB, nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2022 e será coordenado pelo Dr. Geovergue Rodrigues de Medeiros – Pesquisador do INSA. Será promovido pelo INSA e a Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste do Brasil (REDE RGA-NE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Valença (IF Baiano), Red Iberoamericana sobre a Conservación de La Biodiversidad de los Animales Domésticos Locales para el Desarollo Sostenible (RED CONBIAND), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB).
O evento tem como objetivo principal atualizar a sociedade por meio de debates visando a criação de planos estratégicos, com ações práticas para o uso racional dos animais nativos ou localmente adaptados, especialmente no Estado da Paraíba, nos demais estados da região Nordeste do Brasil, agregando experiências dos países Iberoamericanos sobre os avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos para a conservação de recursos genéticos de raças de animais domésticos.
Neste sentido, foi estruturado uma programação com exposições no contexto da etnozoogastronomia; criação animal na agricultura familiar e o protagonismo feminino; sistemas de produção de bovinos, caprinos, ovinos e equinos; políticas públicas para o fortalecimento dos recursos genéticos animais; e as questões legais da biodiversidade no Brasil.
Ainda ocorrerá exposições de trabalhos científicos, no formato de pôster, e o concurso de fotografias que visa incentivar a arte e a valorização das criações de animais por meio de registros fotográficos.
Todos esses temas serão expostos e debatidos por professores, pesquisadores, criadores e criadoras locais, com participação do público presente. Ao final dos debates, espera-se como encaminhamento a elaboração de um plano estratégico visando induzir políticas públicas e fomento junto aos Governos Estaduais da Região Nordeste do Brasil.