Nossas Publicações

AVES

1. Assimetria flutuante como indicador de estresse ambiental em galinhas caipiras brasileiras

Resumo
A assimetria flutuante (AF) é uma técnica que, a partir da medição de características discretas ou contínuas em ambos os lados do indivíduo, tem o intuito de avaliar se o desenvolvimento ontogenético tem sido afetado por fatores estressantes externos. O estresse em frangos pode desencadear diversos problemas, desde o canibalismo até o término prematuro da postura, afetando o bem-estar animal e sua produtividade. Desse modo, objetivou-se investigar a existência de AF na forma e tamanho da cabeça das aves nativas dos grupos genéticos Peloco, Caneludo do Catolé e Canela Preta e linhagem comercial CBC, bem como identificar se o ambiente e o sistema de criação podem ser considerados fatores estressores para as aves. As aves dos três grupos genéticos nativos, bem como as aves da linhagem comercial CBC apresentaram AF na forma e tamanho da cabeça, provavelmente relacionado ao ambiente, especialmente ao estresse térmico crônico, dado as altas temperaturas do ambiente de criação. Quanto às aves do grupo genético Peloco, verificou-se uma maior sensibilidade ao estresse quando mantidas em confinamento, visto que os machos desse grupo criados em sistema intensivo apresentaram comportamentos sociais indesejados, tais como o canibalismo.

Palavras-chave: Avicultura, Galinhas nativas, Formato, Humi Tamanho do centroide.

2. Caracterização racial de galinhas autóctones com base na forma e tamanho da cabeça

RESUMO
As galinhas nativas têm características únicas relacionadas com a adaptação aos mais diversos sistemas de reprodução. A caracterização fenotípica de diferentes ecótipos de galinhas é necessária, tendo em conta a atual situação de perda de recursos genéticos locais. O desenvolvimento de metodologias capazes de apoiar estudos morfométricos é muito útil na conservação de raças domésticas nativas. Assim, a morfometria geométrica é uma abordagem recentemente proposta para a quantificação da forma e variação de tamanho separadamente, que tem mostrado vantagens sobre o método tradicional. O objetivo deste estudo foi caracterizar frangos fêmeas das raças Peloco, Barbuda e Caneluda com base na forma da cabeça e tamanho, utilizando morfometria geométrica. Imagens da cabeça de 85 galinhas foram capturadas, e 13 marcos e semimarcos anatômicos foram definidos nas regiões do bico, narina e olho. As três raças avaliadas apresentaram diferenças significativas (p < 0,01) quanto à forma da cabeça. A maioria das variações ocorreu nos olhos e bico; a raça Peloco apresentou bico largo e curvo, e olhos redondos. De acordo com a análise de agrupamento, as raças Peloco e Caneluda tinham forma de cabeça semelhante e foram alocadas para o mesmo grupo; e a raça Barbuda foi alocada separada das outras por diferir delas. As raças apresentaram diferenças significativas (p < 0,01) de tamanho, e a raça Caneluda teve o maior tamanho de cabeça. A morfometria geométrica permitiu a distinção das raças identificando variações de forma, especialmente nas regiões do bico e do olho. Assim, é promissor para estudos sobre diversidade fenotípica e caracterização da raças dessas aves.

Palavras-chave: morfometria geométrica, diversidade fenotípica, recursos genéticos

BOVINOS

1. The first Brazilian bovine breed: structure and genetic diversity of the Curraleiro Pé-duro

RESUMO
The production of animal-based foods from native breeds have a synergistic relationship with the regional culture, the local climate, and mainly the maintenance of alternative genetic resources for a system with a lower environmental impact. Thus the efficiency of conservation and production depends on assessing the variability of these local breeds. In the case of Curraleiro Pé-duro cattle, the most adapted individuals have undergone natural selection over five hundred years in the Brazilian savannas, mating with little or no human interference. The peculiarities of these biomes, where the regional flora is the food base and cattle is raised in extensive areas, likely influenced the genetic composition of the different groups that make up the first cattle breed of Brazil.

Keywords AMOVA, Microsatellites, Slatikin’s genetic distance, Native breed

OVINOS
CAPRINOS
EQUIDEOS
SUÍNOS
ABELHAS